3 Dicas para perder peso e evitar o efeito sanfona

Quem sofre com o efeito sanfona já falou, pelo menos uma vez, a frase clássica “Ganhar peso é fácil, difícil é perder”. Mas, você sabia que este problema não é, necessariamente, algo do seu corpo. Você pode estar aumentando o efeito sanfona sem saber. Vamos entender como.

O que é o Efeito Sanfona?

O Efeito Sanfona é como é popularmente conhecido o ganho de peso após a perda do mesmo. É aquela dieta onde você emagrece 2 kg numa semana e engorda os mesmos 2 kg na semana seguinte. Esse problema faz com que as pessoas desistam de fazer suas dietas, pois sentem que não estão conseguindo atingir seus objetivos.

Qual a causa do Efeito Sanfona?

Para evitar um problema você precisa entender o que o causa, não é mesmo? Você sabia que a dieta que você segue pode estar causando isso em você?

Uma das principais causas (se não a maior) deste mal é a escolha por dietas que reduzem de forma brusca e exagerada a ingestão de calorias, ou seja, regimes que te fazem pular refeições, ou comer em quantidade insuficiente. Sempre bom lembrar que DIETA NÃO É SINÔNIMO DE PASSAR FOME, você precisa se alimentar na medida certa com os alimentos ideais.

Quando você corta refeições e reduz drasticamente a quantidade de calorias consumidas, seu corpo tem uma diminuição de energia, afinal são as calorias que são nosso combustível para manter-nos ativos, isso diminui a velocidade de seu metabolismo. Uma mudança dessas realmente faz você perder peso muito rápido (não de forma saudável), o problema surge quando você volta à sua dieta normal, seu corpo pode não conseguir voltar tão rapidamente a ter uma velocidade normal no seu metabolismo, ou seja, você volta a comer mais e seu corpo está metabolizando menos. Você ganha peso.

Importante você saber também que essa aparente perda de peso quando você corta as calorias bruscamente é, em geral, uma redução na massa muscular e na água do seu corpo, não uma perda de peso real e saudável.

Como evitar o efeito sanfona?

Primeiramente FUJA de dietas miraculosas que prometem perdas de peso exorbitantes em pouquíssimo tempo, na maioria dos casos esses regimes trazem uma perda de peso apenas aparente, prejudicam sua saúde e podem até te adoecer. Dê preferência à uma reeducação alimentar acompanhada por profissionais. Essa é a nossa primeira dica.

1 – Tenha acompanhamento de profissionais

young nutritionist

Sempre que você decidir perder peso, busque a orientação de profissionais, nutricionistas, médicos e educadores físicos. Jamais faça uma dieta da moda ou exercícios por conta própria. Cada pessoa tem um corpo diferente, um ritmo diferente e um metabolismo diferente. O que funcionou para sua amiga ou para a menina da internet pode não funcionar para você, além de ser muito perigoso,

2 – Fuja de alimentos industrializados.

Sério, literalmente fuja. Seu corpo precisa de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, comida de verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *